quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Algoritmos

A computação, na engenharia civil, é muito importante nos dias atuais, pois a mesma simplifica uma atividade qualquer que antes seria trabalhosa. Algo que é muito útil e muitos estudantes não concordam, é o algoritmo. Este serve para planejar uma determinada ação que o computador, singularmente, irá fazer.
Nas escolas de engenharia, a disciplina que retrata o algoritmo é vista no 1º, 2º e 3º período, e, normalmente, são duas disciplinas dependentes.  Para planejar uma determinada ação devemos seguir um dogma básico que adquirimos ao longo de nossa experiência. Podemos colocar como hipótese os seguintes princípios:
·         Definir um objetivo
·         Descrever os passos para o objetivo
·         Pôr em ação esses passos
Esses princípios básicos podem ser usados para a resolução de problemas. O algoritmo funciona da mesma forma, devemos ter um objetivo, planejar como chegar ao objetivo e executar a tarefa.

Um exemplo que podemos citar de aplicação de algoritmos na engenharia, é no software AutoCad, se porventura houver a necessidade de fazer a mesma tarefa 400 vezes, será muito exaustivo. Agora, utilizando algoritmos, mais especificamente de repetição, conseguiremos realizar essa tarefa sem dificuldades. Futuramente mostrarei alguns exemplos feitos em linguagem computacional.

Fonte: Cielo (2014)

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Condutores elétricos

Condutor elétrico, como o próprio nome pronuncia, é todo material que possui a propriedade de condutibilidade elétrica. Podemos analisar as propriedades dos condutores elétrico para explicitar sua eficiência, portanto utiliza-se os seguintes aspectos gerais:
·         Material a ser utilizado como condutor;
·         Forma geométrica do condutor;
·         Isolação e isolamento;
·         Blindagem;
·         Seção nominal;
Na área de elétrica e eletrônica podemos citar os seguintes materiais condutores: cobre, prata, mercúrio, alumínio, bronze, chumbo, platina e latão. A forma geométrica dos condutores implica diferencias significantes e importantes na avaliação dos condutores, pois a forma geométrica indica como a eletricidade irá fluir no condutor elétrico.

Vale salientar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui uma norma específica para condutores elétricos, que é a NBR 5471 (deixarei o link para adquirir no formato pdf). Assim, quando utilizamos a norma específica, a possibilidade de erro é reduzida. 
São muitas as propriedades dos condutores para realizar um projeto, seja simples ou complexo, pois é necessário dimensionar o limite de queda de tensão, defasagens ou até mesmo erros por conta da execução.


Fonte: Ciaiberica (2014)

domingo, 17 de agosto de 2014

CES - Construção Energitérmica Sustentável

 A Construção Energitérmica Sustentável (CES) compreende os sistemas construtivos Wood Frame e Steel Frame, ou seja, estrutura de madeira e estrutura de aço, respectivamente. Esse sistema é utilizado em grande proporção nos Estados Unidos e no Canadá, onde cerca de 90% das casas são construídas em CES, segundo a LP Building Products.
A principal característica do CES é o uso de uma estrutura leve contraventada com placas estruturais que unidas formam um conjunto, introduzindo rigidez, forma e sustentação à edificação. Sua principal vantagem é sua flexibilidade em vários aspectos da construção, desde manutenção elétrica, pelo fato de ser rápido, até a utilização de qualquer exterior ou interior.
Vale salientar que por unidade, o concreto se sobressai na questão do preço, porém se comparada com o desenvolvimento do projeto em si, pode ser bem mais eficiente. Cabe ao engenheiro analisar todas as vantagens e desvantagens econômicas para inferir se vale ou não a pena.

Outra questão bastante importante, é a baixa emissão de gás carbônico (CO2). O sistema CES emite aproximadamente cinco vezes menos gás carbônico do que os outros processos construtivos. Assim, possibilita uma construção sustentável respeitando o meio ambiente, pois reduz significativamente o consumo de energia.

Fonte: aecweb (2014)

sábado, 16 de agosto de 2014

Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA 71)

Nessa semana, ocorreu um dos maiores eventos que profissionais do sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e estudantes das mesmas áreas participaram, que foi a 71ª Semana Oficial de Engenharia (SOEA) e do primeiro Congresso Técnico Científico da Engenharia e Agronomia, ambos ocorreram simultaneamente.
Foi um recorde de inscrição dentre todos as SOEA’s que ocorreram, havendo mais que três mil profissionais vinculados no sistema Confea, e estudantes de engenharia e agronomia. A riqueza do evento foi inigualável, onde autoridades do mundo vieram deixar sua participação.
O evento ocorreu no Atlantic City, em Teresina – PI. A abertura foi realizada no dia 12 de Agosto, com a presença do presidente do CONFEA e do CONSOEA, José Tadeu da Silva, o presidente do CREA-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o presidente da Mutua, Claudio Pereira Calheiros, os conselheiros federais José Geraldo de V. Baracuhy e Marcelo G. N. de Oliveira Morais, dentre outras autoridades.
No dia 13 de Agosto, houve a palestra do Uriel Cukierma da Universidade Parlemo, sediada na Argentina. Logo após sua palestra, os debatedores Cláudio Jorge Pinto Alves, chefe divisão Engenharia Civil (ITA), Luis Roberto Liza Curi, Conselheiro do CNE/MEC e Heitor Antônio Salati Marcondes, conselheiro federal do Confea.
No dia 14 de Agosto, houve a palestre de Lueny Morell, pro-reitora, new Engineering, University (NEU) do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Posteriormente os debatedores foram o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, José Edilson de Amorim, do reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, dentre outros debatedores.
No dia 15 de Agosto, houve a palestra do Ramiro Jordan, Universidade do Novo México (USA), e onde tiveram outros debatedores como Evandro Curvelo Hora, Tempest Security Intelligence, Sordoval Carneiro Júnior, Insstituto tecnológico VALE, e outros.
Dentre todos os palestrantes, me chamou a atenção o Ozires Silva, engenheiro e coronel da Aeronáutica, ex-presidente da Petrobrás, e um dos fundadores da Embraer. Esse gênio foi o primeiro a desenvolver um avião brasileiro, depois de Dumont. Sua palestra incentiva a todos os estudantes que iniciam no ramo da engenharia. Sabemos que o maior índice de evasão é do curso de Engenharia, cerca de 40%. Vale salientar que o maior número está em instituições privadas, e o principal motivo é a mau ensino fundamental e médio que fora concluído. O estudante de engenharia deve entrar sabendo de matemática, física e química, ou seja, essas matérias são imprescindíveis para o desenvolver do curso, elas são os alicerces. Além disso, a engenharia se mescla em todas as áreas, até humanas.
Além de todos os renomados nomes das palestras principais, houve diversas palestras paralelas, que podiam escolher, onde envolve o tema principal do evento, que é “inovação tecnológica para o desenvolvimento nacional”. Enfim, o evento foi magistralmente imperioso, pois é a engenharia e a agronomia que faz o pais desenvolver, é através dessas profissões que o desenvolvimento é alcançado. Assim como um estudo apontado durante o evento, quanto maior o número de engenheiros, mais desenvolvido é o país, é o caso da China, por exemplo. 

Fonte: Soea 71