segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Introdução

A palavra física significa conhecimento do mundo natural. Suas primeiras aplicações ocorreram, sensivelmente, na Grécia antiga. A visão grega, que perdurou quase dois milênios, era sustentada pela filosofia natural de Aristóteles cuja afirmava que cada substância possuía seu lugar natural, e essas sempre procuravam seu lugar natural, assim explicava o movimento dos corpos.
Foram os brilhantes experimentos do movimento realizado por Galileu Galilei que mostraram o imprescindível uso da experimentação para física. Quase um século depois, sir. Isaac Newton formulou suas célebres leis do movimento, conhecidas como as leis de Newton. Os temas que ocuparam os cientistas foram intercalados em um único grupo, a física clássica, que são a luz, mecânica, som, calor, eletricidade e magnetismo.

Todos pensavam que as leis que explicam o universo estavam completas, até que em 1895 Wilhelm Rontgen descobriu os raios X, bem como Antoine Becquerel e Marie e Pierre Curie descobriram a radioatividade. A física clássica, antes inexcedível, não conseguia explicar esses fenômenos. Então em 1905, Albert Einstein expandiu as ideias clássicas de espaço e tempo através da teoria da relatividade especial. Gradativamente, a física moderna fora criada. Esta explica o mundo microscópico, enquanto a clássica explica o mundo macroscópico. 

Fonte: Química-física (2014)





sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Dica de livro - O homem que calculava

Olá, pessoal. Hoje quero deixar-vos um livro, como escolha de leitura, chamado "O homem que calculava". Este possui uma inexorável apresentação da aplicação da matemática no nosso universo. É sabido que ela está em todos os lugares, pois a matemática é a gramática do universo. Bom, o livro retrata as aventuras de um calculista, chamado Beremiz Samir, ocorridas na antiga Arábia, encantando reis, poetas, xeques e sábios. Esse clássico brasileiro mantém o valor pedagógico comum a toda a obra de Malba Tahan, que, sem perder o clima de aventura e romance da terra das mil e umas noites, ensina matemática por meio da ficção. O livro está logo abaixo, e por ser uma literatura clássica, bem famosa, é muito fácil de encontrá-la.

Fonte: Blogger (2014)