quarta-feira, 30 de julho de 2014

Curiosidade - Bandeira Brasileira e suas proporções

A bandeira brasileira contém mais matemática do que se imagina. O desenho foi desenvolvido em 1889, e esse desenho provinha ainda do período imperialista, onde Dom Pedro I governava, tendo como subsídio, Portugal. Sabe-se que a cor verde representa as matas, o amarelo, a riqueza, o azul, o céu e o branco, a paz. Vale salientar também que existem 27 estrelas, sendo 26 que representa os estados brasileiros e uma o Distrito Federal.

As proporções corretas da bandeira brasileira são amparadas pela lei N°5.700, de 1 de Setembro de 1971 que dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos nacionais. Em suma, o retângulo deve seguir a proporção de 14 módulos na altura e 20 módulos na largura, ou seja, 7:10. Assim, a partir dessa proporção é possível construir qualquer bandeira, seja qual for seu tamanho.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 29 de julho de 2014

Curiosidades - causa da queda do viaduto em Belo Horizonte

Belo Horizonte foi palco de uma grande tragédia. Quinta-feira, dia 3 de julho de 2014, na Avenida Petro I, um viaduto desabou. De início houveram várias dúvidas de onde realmente ocorreu o erro, na execução ou no projeto, visto que o cálculo estrutural deve ser perfeitamente respeitado, pois ele é que garante estabilidade à estrutura.

Depois das pericias até agora realizadas, descobriu-se o erro. Este é explicitado na animação em forma de vídeo produzida pela construtora Cowan, que está logo abaixo:

                                             
                                                  Fonte: PotalUai

sábado, 26 de julho de 2014

Método de projeto de engenharia (introdução)

O método de projeto de engenharia é extenso e possui várias ramificações, o que causa sua multiplicidade. No ensino médio, ou até mesmo no superior, conhecemos o método científico onde muitos autores de renome organizam as ideias. Na engenharia não é muito diferente, porém por se tratar de algo extremamente prático e que envolve várias habilidades, se torna rígido.
Embora os engenheiros usem conhecimento provindo do método científico, eles não empregam rotineiramente. Enquanto cientistas se preocupam em “o que é?”, os engenheiros se preocupam em “como será?”, vale salientar que existem problemas da engenharia que exigem ambas as abordagens. Os engenheiros utilizam o “método de projeto de engenharia”, que é expressa sua ideia geral a seguir, com essa forma de procedimento:

·         Identificar e definir o problema;
·         Reunir a equipe de projeto;
·         Identificar restrições e critérios para atingir o sucesso;
·         Buscar soluções;
·         Analisar cada solução em potencial;
·         Selecionar a melhor solução;
·         Documentar a solução;
·         Comunicar a solução à gerência.
·         Construir a solução;
·         Verificar e avaliar o desempenho da solução;


Mais adiante irei abordar com mais ênfase esse processo de analisar um problema de engenharia que ganhamos ao longo do curso.

Educação de engenharia

As faculdades de engenheiras que existem no país devem ser credenciadas, no caso do Brasil, pelo ministério da educação. O propósito desse controle de credenciamento é garantir que estão sendo formados engenheiros que sejam adequadamente preparados para praticar a engenharia, visto que esta põe em risco a vida de milhares de pessoas (um estádio de futebol é um exemplo disso).
Nos Estados Unidos, desde 1933, segundo Holtzapple e Reece (2012, p.13), “a educação de engenharia tem sido credenciada pela Comissão de Credenciamento para Engenharia e Tecnologia (ABET – Accrediting Board for Engineering and Technology)”. Assim, ao invés da ABET prescrever uma lista de disciplinas para que todo curso de engenharia deva seguir, permite que os departamentos tenham liberdade para estabelecer seu próprio currículo, de modo que os estudantes possam alcançar os objetivos especificados.
Durante a avaliação da ABET, é analisado as principais condições a seguir:
·         Habilidade para aplicar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia.
·         Habilidade de projetar e conduzir experimentos, assim como para analisar e interpretar dados.
·         Habilidade para projetar um sistema, componente ou processo para atender as especificações desejadas.
·         Habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares.
·         Habilidade de identificar, formular e solucionar problemas de engenharia.
·         Entendimento para se comunicar eficientemente.
·         Conhecimento amplo, necessário para entender o impacto de soluções de engenharia em um contexto global e social.

Vale salientar que existem outras condições que são analisadas. Ou seja, ser um engenheiro requer muita dedicação e força de vontade, visto que precisa se aperfeiçoar em várias áreas do conhecimento, desde humanas a exata, quanto mais conhecimento, melhor.

Fonte: grupoa 

Sistemas de equações lineares - escalonamento

      Olá pessoal, a vídeo-aula a seguir retrata um dos métodos de resolução de sistemas lineares, o escalonamento. Este é o mais abrangente de todos, resolvendo qualquer sistema linear. Quero salientar quais as condições principais para uma matriz ser forma escada:

·        *  O primeiro elemento não nulo de uma linha não nula é 1.
·      * Cada coluna que contém o primeiro elemento não nulo de alguma linha tem todos os seus outros elementos iguais a zero.
·       *  Toda linha nula ocorre abaixo de todas as linhas não nulas.




quinta-feira, 24 de julho de 2014

Funções de engenharia

Embora haja diversas especialidades na engenharia (civil, mecânica, elétrica, química, industrial, aeroespacial, materiais, agronomia, nuclear, arquitetônica, biomédica, dentre outros), os engenheiros podem ser classificados de acordo com suas funções que desempenham. Holtzapple e Reece (2012, p.13) explicita as principais funções que um engenheiro pode desempenhar:

Engenheiros pesquisadores: buscam novos conhecimentos para solucionar problemas complexos que não possuem uma solução imediata aparente. Para eles é exigido um treinamento longo, geralmente até o grau de mestre ou doutor.

Engenheiros de desenvolvimento: aplicam conhecimentos novos e já existentes para desenvolver protótipos de novos dispositivos, estruturas e processos.

Engenheiros de produção: tratam da especificação de cronogramas de produção, determinando a disponibilidade de matéria-prima e otimizando as linhas de montagem para a produção, em larga escala, dos dispositivos concebidos pelos engenheiros de projeto.

Engenheiros de projetos: aplicam resultados obtidos por engenheiros pesquisadores e de desenvolvimento para produzir projetos detalhados de dispositivos, estruturas e processos que serão usados pela sociedade.

Engenheiro de testes: executam testes em produtos para determinar sua confiabilidade e adequação a aplicações específicas.

Engenheiros de construção: constroem grandes estruturas.

Engenheiros operacionais: operam e mantêm estruturas de produção, como fábricas e instalações químicas.

Engenheiros de vendas: possuem conhecimento técnico necessário para vender produtos de tecnologia.

Engenheiros gerentes: são necessários nas industrias para coordenar as atividades das equipes tecnológicas.

Engenheiros consultores: são especialistas contratados por empresas para complementar a competência da engenharia de seu corpo de funcionários.

Fonte: joaodiniz

O que é um engenheiro?

Definir o que é um engenheiro é extenso e complicado, devido sua pluralidade profissional em diversos setores. Se assemelha a definir o que é a razão para a filosofia. Segundo Holtzapple e Reece (2012, p.1) “engenheiros são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara”. Assim, o que diferencia o engenheiro do cientista é justamente a prática, pois os conhecimentos que são erguidos na vida dos engenheiros servem para a aplicação.
Algumas vezes a questão financeira não é abordada, sendo o objetivo principal resolver o problema. Um exemplo simples é o do ex-presidente norte-americano John Fitzgerald Kennedy, no projeto apollo, que tinha o objetivo de colocar o homem na lua. Kennedy prometeu que ia fazer, e sua reputação e dos Estados Unidos estavam em jogo. portanto, o principal objetivo para os engenheiros era colocar o homem na lua, não importando com o orçamento do projeto, sendo este em segundo plano.

A palavra engenheiro deriva do latim in generare, cuja significação é a faculdade de saber, criatividade. É notório que existem diversas histórias sobre a engenharia em si, apresentei-te uma ideia básica do significado de ser um engenheiro.

Fonte: o estado

Integralismo

O integralismo é uma doutrina política baseada em três principais ideologias: crítica do estado liberal, a valorização do partido único e o culto da personalidade do líder. Vale salientar também que o integralismo era contra o liberalismo, visando organizar o “espírito” da nação. Esse “espírito” é explicado na seguinte frase: “Deus, pátria e família”.

O integralismo no Brasil tomou forças no período em que Getúlio Vargas assumiu o poder no governo provisório (1930-1945), logo após o ex-presidente Washington Luís ser deposto através de um golpe de estado. Uma característica bem interessante dessa doutrina política era seu símbolo, que era o sigma (∑), que representava a integração na matemática. E esse símbolo foi muito difundido pela mídia, como maneira de massificar sua ideologia política. 

Fonte: Wikipédia 

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Por que todo número elevado a zero é igual a um?

Resolvi deixar uma explicação básica sobre a questão que está descrita no título desse texto. Espero que gostem, é simples, rápida e clara.




terça-feira, 1 de julho de 2014