As
faculdades de engenheiras que existem no país devem ser credenciadas, no caso
do Brasil, pelo ministério da educação. O propósito desse controle de
credenciamento é garantir que estão sendo formados engenheiros que sejam
adequadamente preparados para praticar a engenharia, visto que esta põe em
risco a vida de milhares de pessoas (um estádio de futebol é um exemplo disso).
Nos
Estados Unidos, desde 1933, segundo Holtzapple
e Reece (2012, p.13), “a educação de engenharia tem sido credenciada
pela Comissão de Credenciamento para Engenharia e Tecnologia (ABET –
Accrediting Board for Engineering and Technology)”. Assim, ao invés da ABET
prescrever uma lista de disciplinas para que todo curso de engenharia deva
seguir, permite que os departamentos tenham liberdade para estabelecer seu
próprio currículo, de modo que os estudantes possam alcançar os objetivos
especificados.
Durante a avaliação da ABET, é analisado as
principais condições a seguir:
·
Habilidade para aplicar conhecimentos de
matemática, ciência e engenharia.
·
Habilidade de projetar e conduzir
experimentos, assim como para analisar e interpretar dados.
·
Habilidade para projetar um sistema,
componente ou processo para atender as especificações desejadas.
·
Habilidade para trabalhar em equipes
multidisciplinares.
·
Habilidade de identificar, formular e
solucionar problemas de engenharia.
·
Entendimento para se comunicar
eficientemente.
·
Conhecimento amplo, necessário para
entender o impacto de soluções de engenharia em um contexto global e social.
Vale
salientar que existem outras condições que são analisadas. Ou seja, ser um
engenheiro requer muita dedicação e força de vontade, visto que precisa se
aperfeiçoar em várias áreas do conhecimento, desde humanas a exata, quanto mais
conhecimento, melhor.
Fonte: grupoa |
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