sábado, 26 de julho de 2014

Educação de engenharia

As faculdades de engenheiras que existem no país devem ser credenciadas, no caso do Brasil, pelo ministério da educação. O propósito desse controle de credenciamento é garantir que estão sendo formados engenheiros que sejam adequadamente preparados para praticar a engenharia, visto que esta põe em risco a vida de milhares de pessoas (um estádio de futebol é um exemplo disso).
Nos Estados Unidos, desde 1933, segundo Holtzapple e Reece (2012, p.13), “a educação de engenharia tem sido credenciada pela Comissão de Credenciamento para Engenharia e Tecnologia (ABET – Accrediting Board for Engineering and Technology)”. Assim, ao invés da ABET prescrever uma lista de disciplinas para que todo curso de engenharia deva seguir, permite que os departamentos tenham liberdade para estabelecer seu próprio currículo, de modo que os estudantes possam alcançar os objetivos especificados.
Durante a avaliação da ABET, é analisado as principais condições a seguir:
·         Habilidade para aplicar conhecimentos de matemática, ciência e engenharia.
·         Habilidade de projetar e conduzir experimentos, assim como para analisar e interpretar dados.
·         Habilidade para projetar um sistema, componente ou processo para atender as especificações desejadas.
·         Habilidade para trabalhar em equipes multidisciplinares.
·         Habilidade de identificar, formular e solucionar problemas de engenharia.
·         Entendimento para se comunicar eficientemente.
·         Conhecimento amplo, necessário para entender o impacto de soluções de engenharia em um contexto global e social.

Vale salientar que existem outras condições que são analisadas. Ou seja, ser um engenheiro requer muita dedicação e força de vontade, visto que precisa se aperfeiçoar em várias áreas do conhecimento, desde humanas a exata, quanto mais conhecimento, melhor.

Fonte: grupoa 

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