segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Linguagem C - vetores e matrizes

É sabido que a linguagem de programação C é uma das mais utilizadas na área. Com essa ferramenta, é possível solucionar quase todos os problemas lógicos que necessita de uma sequência de instruções para resolver. Para nós, alunos de Engenharia Civil, é imprescindível os conceitos básicos de programação, pois com ele entendemos a lógica da informática, entendemos como resolver problemas utilizando programas computacionais.
Um dos temas que estou estudando, na disciplina de computação II, é vetores e matrizes. Ou seja, utilizamos os conceitos matemáticos de vetores e matrizes (este entendido como um conjunto de vetores) para resolver problemas. Inicialmente, utilizamos variáveis simples que aloca uma determinada quantia da memória para armazenar o valor acrescentado. Não obstante, esse tipo de variável não memoriza mais que um valor, o que limita a flexibilidade de problemas em geral.

Agora, podemos dispor de uma das ferramentas que a linguagem C nos propicia: vetores e matrizes. Os vetores são variáveis que memorizam diversos valores, e estes podem ser consultados em qualquer parte da programação. As matrizes funcionam da mesma forma, que é um conjunto de vetores.

Fonte: Render (2014)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Preservar e conservar patrimônios

Olá, pessoal. Quero me abordar um tema polêmico e muito importante, os patrimônios históricos. Tive a oportunidade de apresentar um trabalho da disciplina economia, que retrata uma casa antiga, que tem sua história, que tem sua relevância no contexto histórico cultural. A casa que foi escolhida por meu grupo foi o que reside atualmente a unidade do SESC de Caxias, Maranhão.
Toda construção estava descaracterizada, exceto uma parte, que não sei qual o motivo, talvez por tombamento, que se localizada na faixada. Antes do SESC ir para o estabelecimento, o local era residencial. Não encontramos alguém que diga o período exato da construção, não obstante, através de comparações realizadas, descobrimos que as características arquitetônicas da casa eram coloniais. Tudo indica que foram construídos no período da regência no Brasil, que se iniciou em 1831. Em 1838 ocorreu a guerra da balaiada, que foi uma revolta da classe desprezada.

Em suma, o que quero deixar a vocês, é que nós, futuros engenheiros, devemos ter consciência de preservar e conservar patrimônios que identifica um determinado povo. Pois é o patrimônio que faz o elo entre o passado e o presente. Precisamos fazer diferente!

Fonte: próprio autor

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Evento - Caxias (MA)

        Olá, pessoal. O primeiro dia do evento (18/10) foi um sucesso. Esse evento foi realizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, com o título de IV jornada de responsabilidade social, onde cada curso realiza uma determinada tarefa em prol da comunidade. Assim, Abordamos o tema de acessibilidade, nos principais aspectos que norma regulamentadora NBR 9050 aborda. Foi abordado duas praças simultaneamente, onde os trabalhos foram exibidos. Entregou-se panfletos que menciona os principais direitos dos pedestres, pessoas com ou sem necessidades especiais. Recebemos diversas denuncias sobre algumas situações que se encontra na cidade, uma delas diz sobre a acessibilidade, pois as calçadas, que deveriam possuir uma área específica para circulação, estão interditadas por diversos empecilhos, como material de construção, bancas de revistas, acessórios, entre outros. O trabalho do meu grupo tinha como título: COMUNICAÇÃO E SINALIZAÇÃO VOLTADAS PARA A ACESSIBILIDADE NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO DE CAXIAS - MA. 

Fonte: Próprio autor

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Evento - Caxias (MA)

Em Caxias, Maranhão, haverá um evento importantíssimo de exposição de artigos científicos que retratam a acessibilidade, tomando a NBR 9050 por completo. As exposições, em banners, ocorrerão nos dias 18/10/14 e 01/11/14. O evento será realizado pelos acadêmicos de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA.
O principal escopo é alerta as comunidades os problemas (que são muitos) referente à acessibilidade na cidade de Caxias – MA. Vale salientar que muitos trabalhos que serão apresentados foram aceitos em um dos maiores eventos de engenharia do país, o SOEA 71, que o descrevi em poucas palavras.

Esperamos encontrar resultados imediatos quanto as autoridades competentes. É através de pequenas ações que gera uma grande ação.

Fonte: Wikipédia (2014)

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O que é a linguagem C na programação?

Vamos falar um pouco de uma das várias linguagens que existem na computação, usado para desenvolver sistemas e programas que auxiliam em determinada tarefa, a linguagem C. Este foi criada em 1972, por Dennis Ritchie, ela é uma linguagem de alto nível devido ser bem-sucedida. O nível de abstração mensura o quanto uma determinada linguagem se aproxima da comunicação humana, e a linguagem C possui um alto nível de abstração.
O programa se aproxima muito com o visual G, inclusive este foi criado para auxiliar os alunos graduandos de diversos cursos e universidades. O engenheiro deve ter uma noção básica de programação, para saber criticar qualquer problema que houver em seu caminho, e como o mundo está se desenvolvendo, cada vez está mais globalizado, necessitamos conhecer a comunicação da tecnologia. Quando conhecemos sua comunicação, é possível inferir soluções de problemas que envolve essas tecnologias.

Vamos supor que o engenheiro, usando o software Autocad, deve entregar o projeto de um conjunto habitacional de diversas casas, não obstante as casas se diferencial em poucos detalhes, mesmo contendo a mesma área do terreno. Então será necessário fazer individualmente os projetos das casas, repetindo o mesmo desenho da área, diversas vezes. Se o engenheiro tiver o conhecimento de fazer um simples programa para repetir o mesmo comando de desenhar o terreno, o trabalho dele será otimizado significativamente, daí sua importância.

Fonte: lcti (2014)

Economia da Engenharia - aspecto geral

Sabemos que o capitalismo, sistema econômico, rege quase todos os países. A economia está intimamente ligada ao Engenheiro, seja civil, elétrico, mecânico, produção, dentre outros. Podemos nos perguntar para que serve a economia na engenharia? a resposta é simples, tudo. As ferramentas econômicas nos ajudam a tomar decisões eficientes e eficazes, onde o engenheiro consegue selecionar a melhor solução para o problema, abordando todos os aspectos necessários: social, econômico e político. Guilherme (2012, p. 3) afirma que "economia da engenharia é a disciplina que pesquisa e aplica métodos de avaliação econômica de alternativas, tecnicamente viáveis, de solução de problemas de engenharia. 
De maneira geral, a engenharia apresenta dois ambientes: físico e econômico. No ambiente físico, os engenheiros usam seus conhecimentos técnicos-científicos, que adquiriram ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, para produzir bens ou/e serviços. No ambiente econômico, o engenheiro deve possuir conhecimentos financeiros e econômicos para escolher alternativas tecnicamente viáveis, visto que os recursos produtivos são escassos e caros, necessitando do engenheiro saber escolher a melhor e mais econômica alternativa.
Vale salientar que existe uma diferença entre algo ser barato ou econômico. Quando dizemos que algo é barato, não nos informa a qualidade do produto. Não obstante, se dissermos que algo foi econômico, todas as varáveis foram analisadas, ou seja, tanto o aspecto do preço, quanto o aspecto da qualidade do produto.

Fonte: economiabrasil (2014)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Alguns assuntos imprescindíveis da matemática

Olá, pessoal. Quero dizer-vos alguns assuntos que são mais que importante para uma boa base matemática. A base matemática é muito importante para vida estudantil, do primário à educação superior. Por hora deixarei alguns tópicos, mais a frente irei apresentar-vos um projeto para ajudar as pessoas que não possem uma adequada base matemática, visto que a matemática básica está presente em todos os cursos, desde humanas, exatas ou saúde. A lista é essa:

1- Mínimo Múltiplo Comum e Máximo Divisor Comum e propriedades. 2- Conjunto dos números reais - Operações: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e expressões aritméticas.  3- Radiciação: Propriedades e Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão. Potência de expoente racional e racionalização. Aproximações decimais no cálculo da raiz quadrada de números naturais. 4- Razão e proporção. Propriedades; Divisões diretamente e inversamente proporcionais; Regra de três simples e composta; Porcentagem: Aumento e descontos percentuais, Juros simples. 5- Expressões Algébricas. Valor numérico; Polinômio; Operações; Produtos notáveis; Fatoração. 6- Sistemas de unidades de medida: Comprimento, área, volume, capacidade e tempo. Sistema métrico decimal; Conversões das unidades; Operações: Adição e subtração.  7- Equações do 1° grau – conjunto solução (Equações inteiras, fracionárias e literais). Equações do 2° grau – conjunto solução. Equações irracionais. Sistemas de equação do 1° grau – conjunto solução. Inequação do 1° grau – conjunto solução. 8- Geometria plana. Ângulos. Operações com medidas de ângulo (grau e radiano). Ângulos adjacentes, consecutivos, complementares e suplementares. Bissetriz de um ângulo. Segmentos: ponto médio,  segmentos consecutivos e adjacentes. Ângulos de duas retas com uma transversal. Congruência de triângulos. Teorema de Tales e semelhança de triângulos. Polígonos regulares, números de diagonais e soma dos ângulos internos e externos de um polígono; Quadriláteros notáveis; Circunferência  e circulo; Relações métricas no triângulo-retângulo; Relações trigonométricas no triângulo-retângulo (seno, cosseno, tangente); Teorema  de Pitágoras; Relações métricas na circunferência; Cálculo de Área e perímetro de figuras planas. Área de circulo e suas partes (setor circular e segmento circular).


Fonte: porvir (2014)