quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Economia da Engenharia - aspecto geral

Sabemos que o capitalismo, sistema econômico, rege quase todos os países. A economia está intimamente ligada ao Engenheiro, seja civil, elétrico, mecânico, produção, dentre outros. Podemos nos perguntar para que serve a economia na engenharia? a resposta é simples, tudo. As ferramentas econômicas nos ajudam a tomar decisões eficientes e eficazes, onde o engenheiro consegue selecionar a melhor solução para o problema, abordando todos os aspectos necessários: social, econômico e político. Guilherme (2012, p. 3) afirma que "economia da engenharia é a disciplina que pesquisa e aplica métodos de avaliação econômica de alternativas, tecnicamente viáveis, de solução de problemas de engenharia. 
De maneira geral, a engenharia apresenta dois ambientes: físico e econômico. No ambiente físico, os engenheiros usam seus conhecimentos técnicos-científicos, que adquiriram ao longo de sua carreira acadêmica e profissional, para produzir bens ou/e serviços. No ambiente econômico, o engenheiro deve possuir conhecimentos financeiros e econômicos para escolher alternativas tecnicamente viáveis, visto que os recursos produtivos são escassos e caros, necessitando do engenheiro saber escolher a melhor e mais econômica alternativa.
Vale salientar que existe uma diferença entre algo ser barato ou econômico. Quando dizemos que algo é barato, não nos informa a qualidade do produto. Não obstante, se dissermos que algo foi econômico, todas as varáveis foram analisadas, ou seja, tanto o aspecto do preço, quanto o aspecto da qualidade do produto.

Fonte: economiabrasil (2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário