É
sabido que o conhecimento está em todos os lugares. Qualquer lugar que você
olha, existe um conhecimento associado. Muitas pessoas utilizam o conhecimento
mas não sabem o que ele realmente é, ou seja, se fizermos o questionamento
"o que é conhecimento?", a maioria das pessoas iriam tentar definir
de acordo com seus efeitos, e não a causa, propriamente dita. Alguns poderiam
dizer que conhecimento é tudo que encontramos em livros, que aprendemos com os
professores, em escolas, entre outros lugares, não obstante, essa resposta não
é apropriada para a pergunta feita, porquanto explica de onde vem o
conhecimento, mas não o que ele é.
Vamos
nos diligenciar a conceituar o vocábulo “conhecimento”. Cipriano Luckesi o fez
muito bem. O conhecimento é a elucidação da verdade, onde elucidar significa
trazer à luz, em outras palavras, significa desvendar a verdade, tornando-a
clara e inteligível. Sabe-se que a verdade é algo misteriosa, opaca e ofusca. Quando
o conhecimento se faz presente, quer dizer que essa verdade foi desvendada, foi
trazida à luz. Vale salientar que essa luz provém da inteligência do homem,
pois possui o dom da inteligibilidade.
O
conhecimento possui quatro elementos principais: sujeito, objeto, ato de
conhecer e o resultado. O sujeito é o ente conhecedor, aquele que possui a
capacidade de conhecer a verdade. O único que possuí essa capacidade é o ser
humano, pois possui o dom da inteligibilidade. O objeto é o ente conhecido, é o
mundo exterior ao qual o homem vive. Ou seja, quando um conhecimento é feito,
este não depende apenas do sujeito, mais também do objeto. Pois o sujeito tenta
desvendar a lógica do objeto, onde este possui em sua essência fragmentos que
determina sua singularidade. Quando o homem define um conceito, ele não quis
que o conceito seja este, porém o objeto se manifestou através do conceito
explicitado. Então o conhecimento necessita do homem para trazer a luz (através
da inteligibilidade) e do objeto para expor os fragmentos de luz.
O
ato de conhecer é o processo de interação entre o sujeito e o objeto, com a
finalidade de deslindar a lógica deste. É através do ato de conhecer que se
produz o conhecimento. A produção do conhecimento se dá através de recursos metodológico
e disciplinados, onde é possível extrair, com segurança, as características do
objeto estudado. O sujeito, previamente, utiliza hipóteses (que são respostas
baseadas no conhecimento prévio, adquirido em livros, escolas, entre outros),
onde é possível realizar os estudos com base nas hipóteses definida. O trabalho
de produzir o conhecimento necessita de muita dedicação, pois é nele que o ato
de conhecer se estabelece. E, por fim, o resultado é a verdade desvendada, que
foi tornada acessível, clara e objetiva, ou seja, o conceito foi determinado. É
importante frisar que o ato de conhecer é analítico e o resultado é sintético.
A
apropriação do conhecimento, onde o vocábulo “apropriação” significa
compreensão, se dá por duas maneiras: direta ou indireta. Ambas, na prática,
são inseparáveis, porém na teoria são bem distintas. A apropriação direta se dá
quando o sujeito tem contato direto com o objeto, onde este ainda é misterioso,
obscuro e opaco. Ou seja, é um desafio para o sujeito, onde ele deve por si só,
utilizando das técnicas metodológicas e de maneira disciplinar, elucidar
(trazer à luz) a verdade. A apropriação indireta possui um mediador, que o
sujeito que já desvendou a verdade, e quer repassar, seja qual for o meio de
comunicação. Ou seja, de maneira indireta.
Ótimo texto. Completo e objetivo. Parabéns.
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