sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cartografia - 4




   É sabido que a forma da terra é considerada como um geoide, segundo Gauss. Notório, também, que estudar o geoide de maneira analítica (artifício algébricos) torna-se um trabalho muito árduo, e com pouco retorno. Por isso eclodiu a necessidade de haver um modelo geométrico que simplifique os cálculos geodésicos sem grandes alterações quanto ao geoide.
   A solução foi determinar uma figura geométrica de revolução que se adeque ao geoide. A figura determinada foi o elipsoide. Quando mescla o geoide (caracterizado por uma superfície equipotencial gravitacional mais próxima do nível médio dos mares) com o elipsoide, forma o Datum.
   O Datum é o modelo matemático utilizado pela cartografia, cuja caracterização é o tipo de elipsoide utilizado. Existem muitos Data, onde cada Datum melhor representa sua região, ou seja, cada país possui seu Datum. Por exemplo, o Brasil possui, durante muito tempo, o SAD 69, porém entrou em vigor deste ano o SIRGAS 2000.
   Nota-se que a escolha do Datum é importante, porquanto as coordenadas dependem do sistema de referência utilizado. Importante notar que existem o Datum planimétrico e o Datum altimétrico. Cada Datum possui suas peculiaridades. O que não muda, seja em qualquer abordagem matemática, é a forma da terra.

Datum


Nenhum comentário:

Postar um comentário